CATEGORIA : CURSO
CATI E PREFEITURA DE PIQUEROBI PROMOVEM CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES

23/08/2018 às 10:49:00

Produtores rurais e munícipes de Piquerobi participaram, nos dias 24, 26 e 27 de julho, do curso de "Processamento Artesanal de Carne Suína", promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) Regional de Presidente Venceslau, juntamente com a Casa da Agricultura de Piquerobi e prefeitura local. 

O curso, realizado na Escola Municipal "Maura Aparecida Dassie Vergani", foi ministrado pelo zootecnista Luiz Guedes Deak Junior, técnico responsável pela Casa da Agricultura de Piquerobi, auxiliado pela Médica Veterinária Fernanda Luiza Guinossi Barbosa Deak. 

A capacitação teve como objetivo trazer novos conhecimentos para aprimorar a produção e venda de produtos derivados de suínos. O processamento mínimo vem agregar valor a esses produtos que poderão servir como fonte de renda aos produtores rurais e munícipes. 

No decorrer da capacitação foram elaborados pelos participantes vários produtos como tênder, lombo defumado, copa defumada, costela defumada, bacon, salame defumado, torresmo frito, presunto, panceta defumada, linguiças calabresa, frescal, portuguesa, toscana, paio e codeguim. "Muitos embutidos que os participantes pensavam ser somente feitos em indústrias podem ser elaborados de forma artesanal, com muita tranquilidade, pelos conhecimentos adquiridos durante o curso", salientou Deak Junior. 

O diretor da Cati Regional de Presidente Venceslau, Felipe Melhado, contou que a oferta dessas capacitações só tem sido possível graças às capacitações de monitores realizadas pela Divisão de Extensão Rural (Dextru) da Cati, que proporcionou às Regionais também se atualizarem e capacitarem para poderem multiplicar essas informações. "Gostaria de parabenizar os técnicos da Dextru e também da nossa Regional por terem conseguido se capacitar. O trabalho não acaba por aqui, vamos treinar os produtores rurais promovendo esses cursos em cada Casa da Agricultura da Cati Regional Presidente Venceslau", afirmou.