11 AGO 2020
Saúde alerta para Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses

Entre os dias 10 e 15 de agosto de 2020 é celebrada a “Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses”, o evento foi instituído pela Presidência da República por meio da Lei Nº 12.604, de 03 de abril de 2012.

Segundo a área técnica da Secretaria de Estado da Saúde, a leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas vivem em áreas endêmicas para as leishmanioses no mundo sob o risco de infecção, dentre as quais, mais de 600 milhões estão sob o risco de adquirir leishmaniose visceral, potencialmente fatal. São estimados, anualmente, mais de 300 mil casos novos de LV no mundo, com mais de 20 mil mortes.

No Município de Piquerobi-SP houve o primeiro encontro do vetor no ano de 2011, com o primeiro caso confirmado em cão em 2013. No município até o momento não teve relatos de caso em humanos.

Quais são os sintomas da Leishmaniose Visceral?

A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são:

• febre de longa duração;
  • aumento do fígado e baço;
  • perda de peso;
  • fraqueza;
  • redução da força muscular;
  • anemia.

Como a Leishmaniose Visceral é transmitida?

A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.

A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

VINCULADOS À PÁGINA: