Aumentar fonta
Acessibilidadeac

07/08/2019 às 09:26:00
Curso reúne 35 participantes em Piquerobi

Na penúltima quarta-feira (24), aconteceu o curso de Introdução ao Cultivo Agroecológico de Plantas Medicinais – Identificação, Propagação, Cultivo e Uso, que foi realizado na Unidade Básica da Estratégia de Saúde da Família, localizada no assentamento São José da Lagoa, em Piquerobi.

O curso foi aberto para os produtores rurais dos Assentamentos, Médicos e enfermeiros do Posto de Saúde do município, que contou com a participação de 35 alunos e foi ministrado pelo Engº Agrº Idoraldo Dassi Gonçales Júnior, que teve duração de um dia.  No final, os alunos preparam dois canteiros com mais de 30 mudas de plantas medicinais.

O zootecnista da prefeitura local, Luiz Deak, relatou o seu sentimento em poder estar fazendo parte da organização do curso para o assentamento e agregando valores em seus conhecimentos. “O meu sentimento, é sempre um prazer de estar passando para os produtores rurais e as pessoas que não conheciam as plantas medicinais no seu uso, para que serve cada planta. A sua utilização, tendo plantas que são comestíveis e o pessoal que não conheciam. Então, no uso de cada tipo de enfermidade, é um prazer a gente estar repassando para o produtor rural, para que serve a utilização dessas plantas medicinais e agregando valores em seus conhecimentos”, ressaltou.

A médica veterinária, Mariana Lucas, que trouxe o curso para o assentamento, falou sobre suas expectativas diante o curso e que gostou de ver o interesse das pessoas. “Minhas expectativas do curso foram boas, e eu pensava que não ia ter muitos inscritos para fazer o curso. Fiquei muito feliz em ver o interesse da comunidade em relação às plantas medicinais, pra poder não fazer só o uso pessoal, mas algumas pessoas já estavam com interesses em fazer a comercialização, em fazer algo mais elaborado”, explicou

Os organizadores do curso aproveitaram para agradecer o prefeito municipal; Valdir Aparecido Lopes (Dudu), o vice-prefeito; Augusto de Brito, a secretária de administração de finanças; Natalia Costa Lopes e a toda administração, pelo apoio e suporte que eles ofereceram.

O curso

O curso foi planejado pela médica veterinária Mariana Lucas, da Casa da Agricultura de Piquerobi juntamente com o Escritório de Desenvolvimento Rural de Presidente Venceslau (EDR), em parceria com Prefeitura Municipal de Piquerobi, que teve como objetivo, treinar médicos, produtores rurais e funcionários, afins de que os mesmos tenham conhecimento de cultivo, identificação, propagação e modo de uso das Plantas Medicinais.

Fonte: Wellington Costa