Aumentar fonta
Mapa do sitem
Acessibilidadeac

26/08/2019 às 14:45:00
Secretaria de Saúde de Piquerobi realizou Semana de Mobilização contra a Leishmaniose

A Secretaria Municipal de Saúde de Piquerobi realizou entre os dias 5 a 9 de agosto, a Semana de Mobilização para o Controle e Combate à Leishmaniose. A abordagem foi realizada nas escolas CEMEI Tia Maura, EMEF Professora Maura Aparecida Dassie Vergani e no Centro de Saúde Municipal. O trabalho consistiu na explicação para os alunos e funcionários sobre o que é a doença, entrega de panfletos explicativos que descreviam os sintomas da doença no homem, no cão e medidas preventivas.

A mobilização foi organizada pela Secretária de Saúde Adriana Crivelli Biffe e pelo Supervisor de Vigilância Vagner Ribeiro Franco, contando com a colaboração do agente de controle de endemias José Francisco dos Santos, da Psicóloga do NASF Leticia Silva Ferreira e das agentes comunitárias de saúde Jaqueline de Souza Marques e Caroline Pereira de Carvalho.

O Supervisor de Vigilância Vagner Ribeiro Franco explicou que é uma doença pouco difundida, então é importante falar sobre ela para as crianças aprenderem quais são os sinais clínicos, já que a criança fica bastante atenta, prestando atenção na fala e se preocupa em averiguar o aprendido na sua casa.

O supervisor ainda falou sobre suas expectativas diante da conscientização das crianças nas escolas. “As expectativas foram alcançadas, porque as crianças prestaram bastante atenção, parte da devolutiva já aconteceu na hora. Esperamos que agora elas informes seus pais para que verifiquem se seus cães possuem algum sinal clínico pertencente à doença e comuniquem às agentes de saúde para que possamos realizar o exame”, ressaltou.

Fonte: Wellington Costa